RJ: Água, gás e luz não poderão ser cortados durante pandemia

Medida vale para consumidores residenciais e para MEIS, micro e pequenas empresas e empresas optantes pelo Simples Nacional

  • Por Jovem Pan
  • 25/03/2020 14h33 - Atualizado em 25/03/2020 14h34
EFE/ Antonio Lacerda Débitos acumulados no período serão parcelados futuramente, sem cobrança de multa ou juros

O governo do Estado do Rio de Janeiro se antecipou ao governo federal e aprovou regras para garantir o fornecimento de água, gás e energia elétrica durante o período da pandemia de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais, não poderão ser feitos cortes nesses serviços por falta de pagamento em todas as residências, serviços e atividades considerados essenciais.

“A adoção dessas medidas, além de necessárias para a preservação dos serviços essenciais à população, também se impõe para manutenção das famílias, principalmente as mais vulneráveis, para que se sintam seguras em suas casas, sem o medo de que haja interrupção no fornecimento desses serviços”, explicou em nota o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão.

Segundo ele, para quem não puder pagar, os débitos acumulados no período serão parcelados futuramente, sem cobrança de multa ou juros.

“Por determinação do governador, estamos antecipando medidas, saindo na frente para atender à população fluminense da melhor forma possível. Estamos, mais uma vez, um passo à frente do governo federal e alinhados com os Estados que veem a pandemia do novo coronavírus como um assunto gravíssimo e que deve ser tratado, hoje, como prioridade nacional”, concluiu o secretário. Os poderes estaduais estão em conflito há alguns dias com o presidente Jair Bolsonaro.

A medida vale para consumidores residenciais e para Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e empresas optantes pelo Simples Nacional. Não estão incluídos na regra serviços como telefonia e internet, que tem regulação nacional.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.