Santa Maria terá memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss

Projeto foi aprovado em 2017, mas nunca saiu do papel; prefeito Jorge Pozzobom confirmou que obras começam neste ano e custarão R$ 4 milhões

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2023 14h43 - Atualizado em 28/01/2023 15h18
Agência Brasil Agência Brasil Incêndio de 2013 deixou 242 mortos e uma cidade de luto

O prefeito de Santa Maria (RS), Jorge Pozzobom, anunciou na noite da sexta-feira, 27, a construção de um memorial em homenagem às vítimas do incêndio na Boate Kiss, que completou 10 anos no último dia 25. As obras devem começar ainda neste ano, mas não há uma data definida para a entrega. Pozzobom assinou um termo de compromisso com o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi. “Com todas as pessoas daqui de Santa Maria enquanto cidadãos e que merecem receber este espaço de memória, no tempo em que isso for possível, mas que também vai servir, a depender do tempo, como memorial da justiça ou memorial à impunidade”, disse o prefeito. O custo previsto da obra é de R$ 4 milhões, e o financiamento deve vir do governo do estado e da Prefeitura. O prefeito já se encontrou com o governador Eduardo Leite (PSDB) para apresentar o projeto. O tempo de execução da obra deve ficar entre 12 e 18 meses, segundo o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, que vai coordenar a construção.

O presidente da Associação de familiares de Vítimas, Gabriel Rovadoschi, destacou a importância da entrega do memorial. “O que é mais importante é o compromisso absoluto que nós vamos fazer um memorial. Isso está garantido. Esse termo que nós recebemos hoje é um simbolismo que nós vamos fazer esse memorial”, disse Gabriel. O projeto foi aprovado em 2017 em um concurso. Em 2013, a Boate Kiss pegou fogo após uma banda que se apresentava no local usar um sinalizador de área externa.  O incêndio resultou na morte de 242 pessoas. Até hoje, o caso continua sem que ninguém tenha sido condenado. Para relembrar os dez anos, a Netflix lançou uma série ficcional baseada no livro “Todo Dia a Mesma Noite“, da jornalista Daniela Arbex, e um documentário com os bastidores do julgamento.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.