São Paulo tem menor taxa de ocupação em UTI desde o começo da pandemia

Também houve queda no número de aproximadamente 3% mas internações pela Covid-19, em relação com a semana epidemiológica anterior.

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2020 18h01
FERNANDA LUZ/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO Pessoas andando na rua São Paulo é a cidade com mais casos de Covid-19 no Brasil

O Estado de São Paulo alcançou nesta semana o menor índice de ocupação em leitos de UTI desde que a pandemia da Covid-19 iniciou, no começo de março. Agora, apenas 49,1% das vagas estão preenchidas, enquanto a taxa da capital ficou em 48,5%. Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn comemorou a notícia. “Estamos com uma melhora histórica no Plano São Paulo, na taxa de ocupação em leitos de terapia intensiva. É o menor e melhor índice que tivemos desde o início da pandemia”, disse. Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 18, o governador João Doria (PSDB) também anunciou que todas as áreas do Estado continuam na fase amarela do Plano São Paulo e não houve nenhuma regressão. Também houve queda no número de aproximadamente 3% mas internações pela Covid-19, em relação com a semana epidemiológica anterior.

Ao longo da coletiva, Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, frisou que quatro regiões obtiveram uma redução ainda maior nas internações, registrando queda de 20 a 30% em relação às semanas anteriores. São elas: Baixada Santista, Piracicaba, Registro e Taubaté. O prefeito Bruno Covas (PSDB) também anunciou que, no final de agosto, tanto os índices de contaminação por 100 mil habitantes como a comparação por semana epidemiológica já são equivalentes aos números do início de abril. Apenas nas últimas 24 horas, o Estado registrou 206 óbitos pelo novo coronavírus e 7.711 novas infecções. Ao todo, já são 33.678 mortes e 924.532 pessoas contaminadas pela doença em São Paulo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.