Segundo dia de Enem 2019 tem provas de matemática e ciências da natureza

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2019 09h15 - Atualizado em 10/11/2019 09h15
Roosewelt Pinheiro/ABr Roosewelt Pinheiro/ABr Portões dos locais de prova fecham às 13h do horário de Brasília; candidatos terão cinco horas para realizar o exame

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 farão, neste domingo (10), o segundo e último dia de provas. Dessa vez, os candidatos terão cinco horas para responder a responder a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza – as provas de hoje, vale lembrar, serão aplicadas no mesmo local que os alunos realizaram a primeira parte do exame, no último domingo (3).

Os portões serão fechados às 13h de Brasília e o Ministério da Educação (MEC) recomenda atenção especial aos candidatos do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que tem fuso horário diferente. A prova começa pontualmente às 13h30 e termina às 18h30.

Para fazer o exame, é preciso ter um documento oficial com foto em mãos –  serão aceitos RG; identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados; carteira de Registro Nacional Migratório; documento provisório de Registro Nacional Migratório; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes; Carteira de Trabalho e Previdência Social; certificado de dispensa de Incorporação; certificado de reservista; passaporte e CNH – além de uma caneta preta feita em material transparente. O cartão de confirmação de inscrição é recomendável.

Neste ano, não apenas o uso de aparelhos eletrônicos é proibido: ele também não pode fazer qualquer barulho, mesmo que lacrado. Caso emita algum som, o candidato será eliminado.

Gabarito

O gabarito oficial das provas do Enem 2019 será divulgado no próximo dia 13 de novembro e poderá ser acessado pelo site ou aplicativo do Enem ou no Portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

5,1 milhões de pessoas se inscreveram para o exame neste ano, o menor volume desde 2012, quando 4,3 milhões se inscreveram. Em 2018, 5,5 milhões de candidatos fizeram a inscrição.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.