Sem óleo há cinco dias, Parque de Abrolhos é reaberto à visitação turística

  • Por Jovem Pan
  • 08/11/2019 12h12
Roger Gonzalez/Google Maps arquipelago-de-abrolhos-oleo Local estava fechado para visitas desde segunda-feira (4)

Depois de cinco dias consecutivos sem encontrar novos fragmentos de óleo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a reabertura do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral da Bahia, à visitação de turistas a partir desta sexta-feira (8). A suspensão preventiva das visitas tinha entrado em vigor na segunda-feira (4), dois dias após o vazamento do petróleo atingir uma pequena área do parque.

A expectativa do ICMBio era autorizar a entrada de turistas na unidade de conservação às vésperas do feriado de 15 de novembro, no feriado de Proclamação da República, mas, já que não há novos vestígios encontrados, a data foi antecipada. Em nota divulgada pelo ICMBio, o chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, garante que os vestígios recolhidos no último sábado (2) não produziram impactos negativos diretos nem à fauna, nem à flora de Abrolhos.

Na terça-feira (5), o instituto afirmou não descartar a hipótese de as correntes marítimas voltarem a carregar novos fragmentos do produto para o arquipélago, que continua sendo monitorado não só por navios da Marinha e equipes do ICMBio, mas também por pesquisadores, ambientalistas, pescadores e mergulhadores autônomos.

*Com informações da Agência Brasil

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.