Jovem Pan
Publicidade

Senadores pedem esclarecimentos sobre caso do militar que transportou drogas no avião da FAB

DF - EMBARQUE-FORÇA-TAREFA-POLICIAL-CEARÁ-BRASÍLIA - GERAL - Embarque da força tarefa policial que dará apoio às forças de segurança do Estado do Ceará nas ações de combate ao crime organizado, na Base Aérea de Brasília (DF), na noite deste domingo (18). Compõem a equipe 36 homens, sendo 26 da Polícia Federal e 10 a Força Nacional de Segurança Pública. 18/02/2018 - Foto: WAGNER PIRES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Foi apresentado um requerimento, nesta quarta-feira (26), para convidar o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, para prestar esclarecimentos sobre o sargento da Aeronáutica preso por transportar cocaína no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Publicidade
Publicidade

O pedido foi feito pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede) e Wetervon Rocha (PDT). Augusto Heleno seria ouvido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

“Acredito que sua excelência tem alguns esclarecimentos a prestar a este Senado sobre esse gravíssimo evento que envolve, nada mais, nada menos, uma aeronave a serviço da Presidência da República”, afirmou Rodrigues ao anunciar que entraria com o requerimento pelo “surrealismo do tema”, que envolve a imagem do Brasil no exterior.

O militar, cujas iniciais do nome são M.S.R., foi detido, nesta terça-feira (25), no aeroporto de Sevilha, na Espanha, por suspeita de envolvimento no transporte de 39kg de cocaína em sua bagagem pessoal. Segundo o Ministério da Defesa, os fatos estão sendo apurados e foi determinada a instauração do Inquérito Policial Militar (IPM).

Segundo informações repassadas ao governo brasileiro, o sargento foi ouvido hoje cedo em Sevilha, onde está preso. Não se sabe ainda por quanto tempo ele permanecerá nesta unidade.

Jair Bolsonaro

Um dos focos da investigação é em relação ao embarque e transporte da droga na aeronave militar que foi para a Espanha, com três equipes de tripulação, que trabalhariam na comitiva do presidente Jair Bolsonaro durante a segunda etapa da viagem para o Japão, onde participará de reunião do G-20.

Na tarde de hoje, o presidente usou novamente o Twitter para comentar sobre o caso.

“Apesar de não ter relação com minha equipe, o episódio de ontem, ocorrido na Espanha, é inaceitável”, escreveu. “Exigi investigação imediata e punição severa ao responsável pelo material entorpecente encontrado no avião da FAB. Não toleraremos tamanho desrespeito ao nosso país!”.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Publicidade
Publicidade