SP amanhece com chuvas, alagamentos e falhas no transporte público

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2019 08h53
Estadão Conteúdo

Após uma semana de calor intenso e temperaturas recordes, a segunda-feira (4) começou chuvosa na cidade de São Paulo. Áreas de instabilidade atingiram com força várias regiões da capital paulista, aproximando-se das zonas oeste e sudeste com mais intensidade. Pontos de alagamento foram registrados em diversas partes da cidade.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, até às 5h50 havia sete acionamentos para quedas de árvores, 28 para enchentes e dois para desabamentos na capital. As chuvas começaram a perder intensidade por volta das 6h, quando foi encerrado o estado de atenção na cidade para alagamentos.

Quem precisou usar o transporte público no horário sofreu. Na linha 15-Prata, os trens circulavam com velocidade reduzida no início da manhã e operavam com maior tempo de parada entre as estações Camilo Haddad e Vila União, em razão da falta de energia elétrica. Na CPTM, alagamentos provocaram a mesma situação entre as estações Socorro e Granja Julieta.

O Centro de Gerenciamento de Emergências informou que o tempo segue instável, com chuvas intermitentes e baixo potencial para novas enchentes. As temperaturas caíram e estavam por volta dos 19ºC pela manhã. A máxima prevista para o dia é de 25ºC.

Próximos dias

O calor da última semana será interrompido pela passagem de uma frente fria em São Paulo que deve manter as temperaturas variando entre 20° e 25°. A continuidade das chuvas mantém o risco de deslizamentos de terras e alagamentos na cidade.

Na terça-feira (5), as instabilidades devem diminuir e o dia pode começar com sol entre muitas nuvens. Os índices de umidade devem se elevar e variar entre 62% e 95%. Pancadas de chuva podem ocorrer durante a tarde, mas sem potencial para enchentes.

Com Agência Estado 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.