STJ nega pedido para apreensão do passaporte de Robinho
Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Maria Thereza de Assis Moura negou nesta terça-feira, 7, o pedido da União Brasileira de Mulheres (UBM) para a apreensão do passaporte de Robinho, ex-jogador condenado por estupro na Itália. Na decisão, a magistrada também recusou a solicitação do grupo de se associar ao processo como amicus curiae, ou seja, um terceiro que ingressa no processo com a função de fornecer subsídios ao órgão julgador. No texto, a ministra afirma que indeferiu a solicitação “por falta de legitimidade do amicus curiae para tanto”, explicando que “o amicus curiae, em regra, sequer pode recorrer de decisões judiciais, quanto mais requerer a imposição de medidas cautelares sobre as partes”. Além disso, a presidente do STJ alega que o procedimento é aceito apenas “quando sua participação se mostre benéfica ao trâmite do processo e à obtenção de uma solução mais justa e adequada”.
Recentemente, Maria Thereza deu o primeiro passo na ação da Justiça italiana que pede a prisão de Robinho em território brasileiro. Posteriormente, o Ministério Público Federal (MPF) concordou em transferir a pena de nove anos de detenção para o Brasil. Além disso, o MPF repassou quatro endereços nos quais o ex-atleta pode ser encontrado, todos na Baixada Santista, no litoral sul de São Paulo. Agora, a defesa do ex-Santos e seleção brasileira pode se pronunciar, levando o caso para a análise de um relator integrante da Corte Especial do STJ. Se os advogados não se manifestarem, a própria presidência do tribunal irá decretar se o ex-atleta irá ou não cumprir pena no Brasil.
[jp-related-posts ids=”1379187,1377515″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
Polícia pede prisão de motorista que deu voadora em idoso de 79 anos na Grande SP
Denis Young Kim, de 43 anos, já foi condenado a 14 anos de prisão por matar um catador de recicláveis com uma balestra, em 2016; ele estava em liberdade quando agrediu a vítima
- Mega da Virada 2026 abre apostas com prêmio estimado em mais de R$ 1 bilhão Jovem Pan · há 1 hora
- Temporais com ventos de 109 km/h deixam rastros de destruição no Paraná Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Turista argentino e instrutor morrem após acidente de asa-delta no Rio Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Guarda civil morre após passar mal durante treinamento em SP Estadão Conteúdo · há 16 horas