Surto de sarampo: dos 1226 casos no Brasil, 1220 são em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2019 14h32
Marcelo Camargo/Agência Brasil Vacina contra o Sarampo Apesar do avanço da infecção, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (13) que foram contabilizados 1226 casos de sarampo no Brasil entre 12 de maio e 3 de agosto. Deles, 1220 aconteceram em São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, um na Bahia e um no Paraná. Além deles, há 6678 pacientes investigados com suspeita de infecção.

Desde o início do ano, foram confirmados 1322 casos — 95% deles nos quatro estados citados acima, atualmente em situação de surto.

Diante do avanço da doença, o ministério montou na semana passada um comitê encarregado de acompanhar diariamente a situação em todo o País, o primeiro estágio para que a decretação de estado de emergência seja realizada.

A pasta ainda iniciou negociações com a Organização Pan-Americana de Saúde para uma compra de vacina, caso seja necessário. A transação funciona como uma pré-reserva. As doses serão enviadas assim que o governo acionar o organismo internacional. O quantitativo reservado, porém, não foi informado.

A estratégia atual do governo é realizar vacinações de bloqueio, em que pessoas que tiveram contato com suspeitos de ter a infecção são imunizadas. As campanhas em São Paulo também visam vacinar adultos jovens e reforçar a proteção entre crianças em cidades consideradas prioritárias, mesmo menores de um ano.

Apesar do avanço da infecção, a cobertura vacinal contra sarampo é considerada baixa. No Rio, 51,23% das crianças estão imunizadas A cobertura em São Paulo é de 74,65%; na Bahia é de 61,69%; e no Paraná, de 89,53.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.