Temer chama Renan para 1ª viagem ao exterior

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/08/2016 09h31
Antonio Cruz/Agência Brasil Renan Calheiros e Michel Temer

O presidente em exercício Michel Temer convidou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para participar da comitiva do governo brasileiro que participará da reunião do G-20 na China, no início de setembro, logo após a votação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Renan ainda não informou a Temer se aceitará.

Caso aceite o convite, o presidente do Senado integrará a comitiva logo após dar posse de Temer, já que, caso o impeachment seja mesmo aprovado, há a previsão de uma sessão solene no Congresso. O modelo da cerimônia ainda está sendo estudado e cabe a Renan a definição. 

Aproximação

O cortejo de Temer a Renan é mais um gesto da aproximação entre os dois. Na última quinta-feira, 18, o presidente do Senado acompanhou o presidente em exercício numa visita ao Rio. Isso levou Renan a adiar um encontro com Dilma para sexta-feira pela manhã. Na tarde do mesmo dia, Renan se encontrou novamente com Temer em São Paulo, na reunião com líderes a fim de discutir a votação de propostas do ajuste fiscal no Congresso. 

Na semana passada, Renan ainda impediu que Temer sofresse a primeira derrota do governo interino no Senado ao adiar a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que recria a Desvinculação das Receitas da União (DRU), que deve voltar à pauta nesta terça-feira, 23. Se fosse a voto, o governo seria derrotado por não ter mobilizado os senadores da base. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.