Jovem Pan
Publicidade

Temer muda versão e admite que usou avião de Joesley em viagem de família

EFE - Joesley Batista e Michel Temer

Após negar que Michel Temer voou com a família em avião do dono da JBS Joesley Batista em janeiro de 2011, quando o peemedebista ainda era vice-presidente da República, a assessoria do Palácio do Planalto confirmou a informação provada por Joesley em sua delação premiada, que fez com que o presidente da República fosse investigado por corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.

Publicidade
Publicidade

Para mostrar que tinha relação muito próxima com Temer desde 2010, Joseley Batista anexou ao processo o diário de bordo de sua aeronave no qual consta a presença da “família sr. Michel Temer”.

O avião de Joesley saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em 12 de janeiro de 2011 para Comandatuba, na Bahia. Dois dias depois, a mesma aeronave particular buscou o então vice-presidente e sua família na pista de jatinhos do resort de luxo Transamérica Comandatuba e voltou para São Paulo.

A informação foi revelada pelo site “O Antagonista” e pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo, na noite desta terça (6). Ainda naquela noite, a assessoria de Temer negou que o presidente tenha ido para Comandatuba em janeiro. Ela citava viagem de Temer em abril para a cidade baiana em avião da Força Aérea Brasileira para participar de evento do Lide, o grupo empresarial então comandado pelo empresário e hoje prefeito João Doria.

Na nova nota oficial, o Planalto assume a viagem em janeiro. Ela dá a entender que Temer não desfrutou do hotel, mas voltou para Brasília para seguir sua “agenda normal”. A família de Michel Temer retornou a São Paulo no mesmo avião. O Planalto alega que “o vice-presidente não sabia a quem pertencia a aeronave” e assume que Temer “não fez pagamento pelo serviço”. Compare as duas notas:

Na noite de terça (6):

“O então vice-presidente Michel Temer não foi a Comandatuba em janeiro de 2011. Ele foi no mês de abril para compromisso com o grupo LIDE e utilizou aeronave da FAB para seu deslocamento. Michel Temer também usou avião da FAB para deslocamento a Porto Alegre, no mês de janeiro”

Na tarde de quarta (7):

O então vice-presidente Michel Temer utilizou aeronave particular no dia 12 de janeiro de 2011 para levar sua família de São Paulo a Comandatuba, deslocando-se em seguida a Brasília, onde manteve agenda normal no gabinete. A família retornou a São Paulo no dia 14, usando o mesmo meio de transporte. O vice-presidente não sabia a quem pertencia a aeronave e não fez pagamento pelo serviço.

Imagem aérea do Hotel Transamérica Comandatuba

“O Transamérica Comandatuba possui aeroporto a 10 minutos da recepção, localizado no continente, capaz de receber aviões de grande porte, com a estrutura de apoio para voos privados e comerciais”, diz o site do estabelecimento

Publicidade
Publicidade