Rio Grande do Sul chega a 78 mortos e 334 municípios afetados
Chuvas atingiram mais da metade dos municípios do estado e mais de 80 mil moradores estão desalojados, segundo a defesa civil
O número de vítimas em razão das fortes chuvas, que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde a semana anterior, subiu para 78. O novo balanço atualizado foi divulgado pelo Defesa Civil na noite deste domingo (5). Há quatro em investigação para determinar se, de fato, foram causadas pelas chuvas e 105 desaparecidos. Os temporais já afetam 334 dos 497 municípios. Mais de 134 mil moradores estão desalojados. No relatório publicado no início da noite do sábado (4), o número de mortes confirmadas era de 55. O total de feridos subiu para 175.
Cerca de 157 mil pontos atendidos pela CEEE Equatorial estão sem energia elétrica, enquanto 264 mil pontos da RGE Sul também estão sem luz. A Corsan, responsável pelo abastecimento de água, não informou a atualização dos seus números. Os temporais também afetaram o serviço de telefonia em várias cidades. A TIM informou que 46 municípios estão sem serviços de telefone e internet. O problema atinge a Vivo em 45 municípios, e a Claro em 24. As chuvas que atingem o estado provocaram danos significativos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), 113 trechos em 61 rodovias estão com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização das 9h. Durante entrevista coletiva realizada no sábado, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que o estado precisará de um “Plano Marshall” para reconstrução das áreas destruídas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.