Dias Toffoli: Autoritarismo e fundamentalismo são ‘nefastos’

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse nesta segunda (20) que o autoritarismo e o fundamentalismo são ‘nefastos’. Em uma videoconferência, ele comentou os protestos contra o Congresso Nacional e o STF neste domingo (19).
“Não é possível admitir qualquer outra solução que não seja dentro da institucionalidade, do Estado democrático de Direito, da democracia”, disse Toffoli. O ministro do STF reforçou ‘quão nefasto é o autoritarismo, o quão nefasto são os fundamentalismos, o quão nefasto é o ataque às instituições e à democracia’.
Toffoli foi convidado de uma videoconferência organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O presidente do STF também destacou a importância das seis entidades para a democracia no país.
A fala de Dias Toffoli foi feita pouco antes de a Procuradoria-Geral da República (PGR) informar que solicitou a abertura de um inquérito para apurar “fatos em tese delituosos envolvendo a organização de atos contra o regime da democracia participativa brasileira”.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.