TSE garante que sistema eleitoral está preparado e seguro para o segundo turno

Em nota, o Tribunal afirma que fez ‘teste adicionais no computador e nos sistemas de totalização de votos’; primeiro turno teve problemas que resultaram no atraso da divulgação dos resultados parciais

  • Por Jovem Pan
  • 26/11/2020 21h34 - Atualizado em 26/11/2020 21h34
José Cruz/Agência BrasilSistema do TSE enfrentou problemas no primeiro turno das eleições municipais.

Três dias antes do segundo turno das eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu que o sistema eleitoral está pronto para a realização da votação. Em nota divulgada nesta quinta-feira, 26, o órgão informou que foram realizados testes no computador do TSE e no sistema de totalização dos votos e na divulgação de resultados ao redor do país. No comunicado, a Secretaria de Tecnologia de Informação do TSE diz ainda que “o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno”.

As ações foram realizadas nos dias 24 e 25 de novembro e tiveram a participação de cartórios eleitorais de 24 estados. O objetivo desses testes era validar o desempenho e eficácia dos sistemas de transmissão e recebimento dos arquivos das urnas eletrônicas, além da totalização e divulgação dos resultados. No primeiro turno, uma falha em um componente do sistema do TSE fez com que ocorresse um atraso na divulgação dos resultados das eleições, atrasando em mais de duas horas as primeiras parciais das votações.