UNE convoca novo protesto para 30 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2019 18h56
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO Novos protestos contra o contingenciamento na educação acontecerão em 30 de maio

A União Nacional dos Estudantes (UNE) convocou um novo protesto contra o contingenciamento do orçamento do Ministério da Educação. A manifestação acontecerá no dia 30 de maio, quinta-feira.

O anúncio foi feito pela presidente da organização, Marianna Dias, nesta quarta-feira (15), durante o primeiro dia de protestos. Os 26 estados e o Distrito Federal registraram atos contra o congelamento.

Protestos

Nesta quarta-feira, em São Paulo, os estudantes se reuniram no vão livre do MASP, na Avenida Paulista, na tarde desta quarta. Pelo menos quatro quadras da região estão bloqueados pelos manifestantes. Alunos da Universidade de São Paulo (USP) bloquearam uma entrada do campus da universidade, na zona oeste da cidade, e foram andando até a Paulista.

O estado também teve manifestações em Campinas, Sorocaba, Santos, Jundiaí, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, entre outras cidades do interior e do litoral paulista.

No Rio de Janeiro, estudantes se encontraram na Candelária, no centro da cidade. Universidades públicas paralisaram suas atividades e liberaram os alunos para irem às ruas. Os atos também aconteceram em cidades do interior e da Região dos Lagos.

Em Belo Horizonte, o protesto começou às 7h com alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Os atos se concentraram no centro da capital mineira.

Em Brasília, manifestantes se reuniram na Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios, e marcharam até a Praça dos Três Poderes. Segundo a organização, cerca de 50 mil pessoas participaram do ato.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.