Vale reduz nível de emergência para a barragem Vargem Grande, em Nova Lima (MG)

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2019 14h53
Reprodução/Google Maps A expectativa é de que, com a continuidade dessas ações, a estrutura seja totalmente retirada da condição de alerta

A Vale reduziu o nível de emergência da barragem Vargem Grande, na mina de Abóboras, em Nova Lima (MG), de 2 para 1. Segundo a mineradora, foram feitas uma série de melhorias na estrutura desde janeiro, entre as quais rebaixamento do nível de água do reservatório; limpeza dos canais de drenagem e estudos de sensibilidade para avaliação de impacto na estabilidade.

“A expectativa é de que, com a continuidade dessas ações, a estrutura seja totalmente retirada da condição de alerta”, afirmou em comunicado.

A operação assistida na rodovia BR-356, entre os quilômetros 37 e 40, que poderia ser atingido por um eventual rompimento, não será mais necessária, de acordo com a companhia.

A Vale lembrou que em 20 de fevereiro decidiu “por questão de segurança” declarar a estrutura em nível 2 de emergência e promover a evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS), devido à falta de parâmetros para avaliação de deformações apontadas no sistema por inclinômetros. Foram retiradas 51 pessoas do condomínio Solar da Lagoa e das vilas “A” e Codornas da empresa AngloGold Ashanti.

A mudança do nível de alerta também foi informada à Defesa Civil, e a Vale afirmou que pretende marcar uma reunião com os moradores da ZAS para conversar sobre o retorno para as suas casas.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.