Burocracia é entrave para o setor de construção civil
A burocracia ainda é entrave para o setor de construção civil e corresponde a 12% do valor dos imóveis no país. A dificuldade para obter licenciamentos, financiamentos e procedimentos de cartório corresponde a quase 40% do tempo médio das obras.
O estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, que será divulgado nesta quarta-feira, avaliou somente o ramo imobiliário. O presidente da Cbic, Paulo Simão, explica ao repórter Anderson Costa que a burocracia representa um custo elevado para o comprador final.
*Ouça os detalhes no áudio
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais da Construção disse que a burocracia é um gargalo do setor que barram maior expansão. Walter Cover afirmou que os entraves impedem o país de resolver o problema do déficit habitacional.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior reconheceu que a burocracia ainda precisa ser combatida. Mauro Borges destacou que na área habitacional a insegurança jurídica de contratos de habitação foi superada.
A indústria de materiais de construção deve crescer entre 4,5% r 5% em 2014, segundo a Abramat. Os especialistas do setor entendem que o crescimento poderia ser maior, caso a burocracia para novas construções fosse eliminada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.