Cameron destaca “boa noite” dos conservadores ao renovar sua cadeira

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h02

Londres, 8 mai (EFE).- O líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, destacou nesta sexta-feira que os “tories” tiveram uma “noite boa e positiva” ao renovar sua cadeira pelo distrito de Witney, na Inglaterra.

Cameron se reelegeu como deputado por esse território do condado de Oxford, tradicionalmente conservador, com 35.201 votos, muito à frente de seu rival do Partido Trabalhista, Duncan Enright, que obteve 10.046 votos.

Com a apuração concluída em 475 dos 650 distritos eleitorais, os conservadores se situam na primeira posição com 200 cadeiras, à frente dos trabalhistas, que somam 192, e tudo indica que os “tories” conseguirão renovar seu mandato por maioria.

Após agradecer aos eleitores por sua vitória, Cameron disse que o bom resultado que se prevê para os conservadores em nível nacional é o resultado de uma “campanha positiva” para “proteger a economia e gerar emprego” e também para “planejar os próximos cinco anos”.

O líder conservador antecipou que, “após as difíceis decisões dos últimos cinco anos”, em alusão aos cortes para reduzir o déficit, seu objetivo será agora “construir sobre esses alicerces”.

Cameron destacou que os dirigentes não devem evitar “os temas difíceis” e defendeu as medidas dolorosas que tomou para reduzir o déficit e a realização do referendo de independência da Escócia, em 18 de setembro do ano passado.

Em relação ao futuro, se comprometeu a organizar um referendo de permanência na União Europeia (UE), que havia prometido, antes das eleições de ontem, convocar para 2017, após negociar primeiro uma reforma do bloco comunitário.

Em contraste com a satisfação do atual primeiro-ministro, seu principal adversário, o líder trabalhista Ed Miliband, reconheceu hoje que seu partido teve “uma dolorosa e decepcionante noite” com a perda de várias cadeiras, sobretudo na Escócia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.