Candidato kirchnerista vence eleições provinciais no noroeste da Argentina
Buenos Aires, 17 mai (EFE).- O candidato kirchnerista Juan Manuel Urtubey venceu neste domingo as eleições gerais da província argentina de Salta, ao obter uma vantagem de 19 pontos sobre seu rival mais direto na corrida pelo governo provincial, informaram fontes oficiais.
Com 52,53% das mesas eleitorais apuradas, Urtubey, que já governou Salta durante dois mandatos, somava 50,21% dos votos, enquanto o opositor Juan Carlos Romero, da Frente Renovadora de Sergio Massa – peronista dissidente e candidato à presidência argentina -, somava 31,18% dos sufrágios.
Atrás ficavam os candidatos da Frente UCR-UNEM-PS, com 8,29% dos votos; do Partido Operário, com 6,54%; do Movimento Socialista dos Trabalhadores, com 1,94% e da Frente Popular, com 1,81%.
Urtubey partia como favorito após ter vencido as eleições primárias realizadas um mês atrás.
Cerca de 900.000 pessoas estavam aptas para votar em Salta, o que representa 3% do censo total da Argentina, para renovar o governo provincial, legisladores e cargos municipais.
A jornada transcorreu sem incidentes exceto por alguns atrasos na formação das mesas de vários colégios eleitorais, segundo informaram meios de comunicação locais.
As primárias e os pleitos gerais provinciais são encarados como um teste para medir o clima político da Argentina no ano eleitoral de 2015, que terminará com as eleições presidenciais que elegerão o sucessor de Cristina Kirchner no próximo mês de outubro.
A vitória em Salta representa um estímulo para a Frente para a Vitória de Cristina depois dos maus resultados obtidos nos últimos pleitos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.