Capacete azul morre em ataque a quartel de missão da ONU no norte do Mali

  • Por Agencia EFE
  • 07/10/2014 18h15

Bamaco, 7 out (EFE).- Um soldado da Missão das Nações Unidas de Apoio ao Mali (Minusma) morreu nesta terça-feira em um ataque com sete foguetes ao quartel da missão na província de Kidal, no norte do país, informou à Agência Efe um diplomata da ONU que atua na região.

A fonte contou que “os terroristas lançaram uma verdadeira mensagem à comunidade internacional, já que o ataque aconteceu logo após a homenagem, esta tarde em Bamaco, aos boinas azuis nigerinos assassinados na semana passada no norte do Mali”.

Os nove soldados morreram em dia 3 de outubro em uma emboscada feita por jihadistas na cidade de Ansongo-Menaka, nas cercanias de Gao, o golpe mais grave contra a Minusma desde sua criação, em 2013.

O atentado não foi reivindicado por ninguém, mas atribuído aos jihadistas que operam esporadicamente na região.

Vários responsáveis militares nigerinos e malineses, assim como membros da Minusma participaram esta tarde da homenagem.

Os atentados contra as forças da ONU desdobradas no norte do Mali se multiplicaram nos últimos meses. Grupos radicais islâmicos e terroristas tomaram o controle das províncias de Gao, Tumbuctu e Kidal, em maio de 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.