Capital do Chile decreta alerta ambiental por poluição

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2015 23h04

Santiago do Chile, 5 jun (EFE).- Santiago enfrentou nesta sexta-feira sua primeira pré-emergência ambiental, que impediu o funcionamento de 1.347 indústrias, o que reduziu temporariamente seus altos índices de poluição, mas as autoridades decretaram também para este sábado alerta ambiental e restrições especiais no tráfego de veículos.

Amanhã haverá proibição de circulação só para veículos sem selo verde com placas de final 7 e 8. Hoje cerca de 240 mil veículos foram impedidos de sair às ruas de Santiago.

Para este sábado, também haverá proibição de queimas agrícolas e só se poderão ser acesos calefatores movidos a lenha que sejam certificados.

Também não se poderão ser realizadas atividades esportivas ao ar livre especialmente em estabelecimentos educacionais.

O intendente (governador) metropolitano, Claudio Orrego, convocou hoje a população a respeitar as proibições, para que haja uma redução do índice de poluição em benefício da saúde da população.

“Fazemos um chamado especial à população para que nos ajude. Ninguém gosta de restringir, mas o que está em jogo é a saúde das pessoas”, afirmou Orrego.

Já o ministro de Meio Ambiente, Pablo Badenier, assinalou que as determinações de hoje permitirão diminuir cerca de 8% das emissões em Santiago e arredores.

Badenier já tinha antecipado que a indicação de pré-emergência muito provavelmente se estenderia para este sábado.

Santiago é a segunda capital mais poluída da América Latina, só perdendo para a cidade do México. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.