Carlos Pastoriza, presidente da ABIMAQ, é o convidado do Jornal da Manhã

  • Por Portal Jovem Pan
  • 20/11/2014 18h33

Carlos Buch Pastoriza assumiu à presidência da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos para o período de 2014 a 2018 e é o convidado do Jornal da Manhã desta sexta-feira, 21 de novembro de 2014, da Rádio Jovem Pan.

Crítico da política econômica adotada no país que levou o crescimento próximo do zero neste ano, Pastoriza enfatiza o posicionamento da ABIMAQ diante da sociedade brasileira que é apresentando propostas e cobrando do governo a adoção de medidas que possam trazer efetiva competitividade.

Em seu artigo de setembro de 2014, no site da ABIMAQ, Pastoriza diagnosticou um cenário pouco salutar para o atual momento da economia brasileira: “Em função do endividamento das famílias, o consumo já não cumpre mais o papel de “motor do crescimento”. Os juros elevados, tanto a taxa SELIC como os praticados na ponta, inibem os investimentos. O Custo Brasil, os gargalos de infraestrutura e, principalmente, a defasagem cambial, impõem ao setor produtivo uma perda de competitividade sem precedentes.”

O fatuamento do setor de máquinas e equipamentos caiu 20,3% em Julho de 2014 em comparação com o mesmo mês em 2013. No acumulado do primeiro semestre de 2014, o faturamento dos bens de capital ficou em R$ 40, 68 bilhões, 14,5% menor que o mesmo período no ano anterior.

 

 

 

*Carlos Pastoriza, presidente da Abimaq

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.