Jovem Pan
Publicidade

Catar envia mil soldados ao Iêmen para lutar contra houtis, diz “Al Jazeera”

Cairo, 7 set (EFE).- O Exército do Catar enviou mil soldados ao Iêmen para apoiar as forças leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi contra os rebeldes houthis que controlam o norte do país, incluindo a capital, Sana, informou nesta segunda-feira a emissora catariana “Al Jazeera.

Publicidade
Publicidade

O grupo de militares se uniu às forças da coalizão árabe comandada pela Arábia Saudita que, segundo a “Al Jazeera”, somam cerca de 10 mil homens.

De acordo com a emissora, as tropas enviadas pelo Catar contam com o apoio de 200 veículos blindados e 30 helicópteros de combate tipo Apache. Elas se dirigem rumo à província de Marib, ao oeste da capital do Iêmen.

O reforço foi enviado depois de 60 militares das forças arábes terem morrido em um ataque dos houthis no último sábado. Entre as vítimas, 45 eram dos Emirados Árabes, dez da Arábia Saudita e outros cinco do Bahrein.

Dez países árabes liderados pelos sauditas lançaram no dia 26 de março a operação militar conhecida como “Tempestade de Firmeza”, que no princípio se limitou a realizar ataques aéreos contra os houthis e seus aliados, que tinham forçado Hadi e seu governo a fugir do país e buscar refúgio na Arábia Saudita. EFE

Publicidade
Publicidade