Cátedra Europa de Barranquilla abre com exposição comemorativa da Efe
Barranquilla (Colômbia), 16 mar (EFE).- A Cátedra Europa, organizada pela Universidad del Norte de Barranquilla, na Colômbia, foi aberta nesta segunda-feira com a inauguração da exposição “Efe 75 anos em fotos” em comemoração pelo aniversário da agência espanhola.
Esta exposição, composta por 75 fotografias que percorrem a história da região ibero-americana, deu início a uma semana de conferências e aulas magistrais que nesta ocasião contará com 200 conferencistas de 20 países.
“A Agência espanhola Efe nos resume 75 anos de história através dos retratos de seus repórteres em uma exposição fotográfica que nos deterá no tempo”, disse o reitor da universidade, Jesús Hierro Bayonne.
Após o discurso inaugural, o diretor-geral da Efe para a América Latina, Alfredo Aycart, convidado especial do evento, relatou como foram realizadas algumas das fotos da exposição comemorativa e lembrou que a agência, a primeira do mundo em espanhol, nasceu em 1939 e hoje é líder na região ibero-americana.
“A Efe trabalha para conseguir que a agenda informativa da América Latina seja determinada pelos latino-americanos, que não nos venha imposta desde fora”, declarou.
Por sua vez, o reitor ressaltou a importância da Cátedra Europa, que esta universidade realiza a cada ano, e que nesta ocasião terá entre outros conferencistas o ex-presidente colombiano Andrés Pastrana (1998-2002) e o diretor do jornal venezuelano “El Nacional”, Miguel Henrique Otero.
A Agência Efe inaugurará na próxima quarta-feira em Medellín esta mesma exposição comemorativa, em um evento que fechará um ano de celebrações na América por seu aniversário de 75 anos. EFE
ric/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.