Cazaquistão e Sérvia acordam intensificar o comércio bilateral
Astana, 28 ago (EFE).- Os presidentes da Sérvia, Tomislav Nikolic, e do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, acordaram nesta sexta-feira em Astana intensificar a cooperação comercial e econômica bilateral.
“O objetivo principal (da reunião) foi o fortalecimento da cooperação comercial e econômica, que tem um grande potencial,” disse Nazarbayev após tratar com Nikolic sobre comércio, economia, investimento e cultura no âmbito bilateral e intercambiar pontos de vista sobre assuntos internacionais.
Segundo Nazarbayev, as duas partes acordaram realizar a primeira reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Comercial e Econômica o próximo ano.
“Acredito que vamos ser capazes de dar um novo impulso a nossas relações. Hoje também vai ser realizado um fórum. Ali, os círculos empresariais de nossos países poderão estabelecer contatos próximos,” precisou Nazarbayev.
O presidente sérvio lembrou que na Sérvia há cerca de 20 empresas cazaques que operam em áreas como construção e comércio.
Há cerca de 10 de empresas sérvias no Cazaquistão, principalmente nas áreas de comércio no atacado/varejo e da construção.
Cazaquistão e Sérvia estabeleceram relações diplomáticas em 10 de dezembro de 1996.
O volume de comércio entre Cazaquistão e Sérvia nos primeiros seis meses de 2015 foi de 8,6 milhões de euro, enquanto no ano passado as trocas chegaram a quase 17 milhões de euros, segundo dados das alfândegas cazaques. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.