CDC diz que zika é causa de microcefalia em bebês

  • Por Agência Estado
  • 13/04/2016 19h16
Pequena Manuelly EFE/ Antonio Lacerda Imagens de zika

Após meses de intensos estudos, autoridades de saúde norte-americanas afirmaram que o vírus da zika provoca má-formação grave nos bebês. A nova descoberta deve ajudar a aumentar a adesão dos pacientes em relação às precauções contra a doença.

“Não há mais qualquer dúvida de que o zika provoca microcefalia”, disse o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Tom Frieden.

Os especialistas de saúde já não se mostraram cautelosos de fazer uma afirmação categórica sobre um vínculo entre essa enfermidade e a microcefalia, diante de um aumento nesses casos de má-formação durante um surto da doença no Brasil.

O mosquito Aedes Aegypti é um dos principais agentes que disseminam o vírus. Até então, não se sabia que um vírus transmitido por insetos poderia causar má-formação em bebês.

O CDC e outras agências de saúde estão há meses buscando a correlação entre o vírus e a microcefalia em bebês. Desde então, vem alertando as mulheres grávidas a usar repelentes de mosquitos e evitar viajar para regiões atingidas pelo zika.

O CDC anunciou sua conclusão em um relatório publicado online pelo New England Journal of Medicine.

A Organização Mundial de Saúde fez declarações semelhantes recentemente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.