Cerca de 30 pessoas fogem de prisão do Estado Islâmico no nordeste da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 05/10/2014 15h01

Cairo, 5 out (EFE).- Cerca de 30 pessoas pessoas conseguiram fugir de uma prisão custodiada por combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Al Hasakah, no nordeste da Síria, após um ataque aéreo da coalizão internacional, informou nesta domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Segundo o OSDH, a fuga aconteceu na noite de sexta-feira em um centro de detenção na região de Al Shadadi, no sul de Al Hasakah, onde 30 combatentes estrangeiros do EI morreram como consequência dos bombardeios liderados pelos Estados Unidos.

O Observatório, que cita cinco dos detentos que fugiram, informou que o número de pessoas que conseguiu escapar do presídio é de 30, mas explicou que não se sabe o que houve com 12 deles, que podem ter sido detidos de novo pelos extremistas.

A organização síria também não dá detalhes sobre a identidade dos fugitivos, nem sobre as razões de sua detenção.

O EI conquistou Mossul, segunda maior cidade do Iraque, no dia 10 de junho, e pouco depois declarou um califado nas regiões sob seu controle no norte da Síria e no Iraque, onde impôs uma interpretação radical do islã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.