Cerca de 800 animais são encontrados mortos no litoral do Peru

  • Por Agencia EFE
  • 21/06/2014 15h32

Lima, 21 jun (EFE).- Cerca de 800 animais, entre eles 700 pelicanos, foram encontrados mortos por causas ainda desconhecidas no litoral norte do Peru, em Lambayeque e La Libertad, informou neste sábadoo jornal “El Comercio”.

Os pelicanos mortos foram encontrado em Lambayeque e nas regiões de Puerto Eten centenas de aves, dois golfinhos e três lobos marinhos.

Na semana que vem representantes do Instituto do Mar do Peru (Imarpe) de Lambayeque irão tomar amostras dos órgãos destes animais para que sejam analisados em laboratórios de Lima.

O biólogo pesqueiro Wilmer Carbajal disse que uma das possíveis causas da morte destas espécies é o consumo de anchovas com toxinas nos tecidos, produzida por alguma alga com a qual os pequenos peixes se alimentaram.

Em janeiro foram encontrados 500 golfinhos mortos no norte do país também por motivos desconhecidos, o que havia se repetido outras vezes nos últimos dois anos.

Carbajal descartou que a morte dos animais se deva ao aumento da temperatura. No entanto, o biólogo Carlos Bocanegra não descartou que esta situação se deva ao aquecimento das águas e à pesca excessiva das anchovas, alimento básico dos pelicanos.

Bocanegra ressaltou a necessidade de recolher e incinerar as aves, pois elas possuem parasitas como carrapatos, piolhos e lombrigas que podem afetar a população. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.