Chanceler representará Canadá na posse de Dilma

  • Por Agencia EFE
  • 30/12/2014 19h12

Toronto (Canadá), 30 dez (EFE).- O governo canadense anunciou nesta terça-feira que o ministro das Relações Exteriores do país, John Baird, participará da cerimônia de posse de Dilma Rousseff como presidente do Brasil.

A posse de Dilma será realizada na quinta-feira, 1º de janeiro, em Brasília. Pelo menos cinco presidentes latino-americanos e vários vice-presidentes do continente confirmaram que assistirão a cerimônia.

O presidente Estados Unidos, Barack Obama, decidiu que seu governo será representado pelo vice-presidente Joseph Biden.

O vice-presidente da Nicarágua, Moisés Omar Halleslevens, viajou hoje para Brasília para participar da posse, informou o governo do país em um comunicado divulgado nesta terça-feira.

Em comunicado também divulgado hoje, o ministro das Relações Exteriores do Canadá disse que aproveitará a viagem para Brasília para “aprofundar” a “relação” do país com o Brasil.

“O Brasil é um parceiro chave do Canadá. Esperamos seguir trabalhando com a presidente Rousseff para avançar em nossos objetivos comuns de desenvolvimento econômico, paz e segurança mundial e a proteção dos direitos humanos e o Estado de direito”, acrescentou Baird.

Baird disse ainda que a relação com a América Latina é estratégica para o Canadá. No entanto, Harper só viajou uma vez para um país latino-americano em 2014, o México, para participar da cúpula anual do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.