Chegada de turismo internacional a Cuba segue em fase de desaceleração

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 16h03

Havana, 30 jul (EFE).- A chegada de turistas estrangeiros a Cuba, uma das principais fontes de renda para a ilha, continua em fase de desaceleração após sofrer queda de 1,4% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

No mês passado chegaram à ilha 181.269 visitantes internacionais, 2.588 menos do que em junho de 2013, segundo publica o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

A queda em junho inclui o turismo procedente do Canadá, país que há anos emite quase a metade de visitantes estrangeiros que chegam à ilha e que em junho teve queda de 1%, com 49.805 turistas dessa nação frente aos 50.327 do mesmo mês do ano passado.

“Depois de um início de ano otimista, a chegada de viajantes internacionais ao país continuou desacelerando”, admitiu o jornal oficial “Juventud Rebelde”.

Segundo as estatísticas oficiais, nos seis primeiros meses de 2014 a chegada de visitantes estrangeiros à ilha cresceu 3,7% com um total de 1,660 milhão de turistas frente ao 1,597 milhão do mesmo período do ano anterior.

No entanto, com esse ritmo de crescimento é improvável que Cuba alcance o objetivo de atrair mais de 3 milhões de visitantes estrangeiros ao ano, “uma barreira psicológica que não acabamos de superar e às vezes parece inalcançável”, segundo o Juventud Rebelde.

O governo cubano reconheceu recentemente que a maltratada economia nacional se encontra este ano em fase de desaceleração e que o setor turístico é um dos que menos atingiu as metas previstas.

Em artigo divulgado nesta semana em veículos de imprensa digitais, José Luis Rodríguez, ex-ministro de Economia de Cuba, disse que o governo de Raúl Castro planejou para 2014 um aumento de 10,4% no número de visitantes.

Diante dos números dos primeiros meses do ano, Rodríguez advertiu que “seria necessário um esforço extraordinário” no segundo semestre do ano para chegar aos 3 milhões de visitantes.

O ex-ministro fez notar também o “elevado nível de competência com base nos preços” ao que a ilha se enfrenta na região do Caribe frente a mercados como a República Dominicana e México.

Em 2013 chegaram à ilha 2,852 bilhões de viajantes, o que representou um modesto crescimento de 0,5% sobre o ano anterior.

O ano passado, o turismo internacional deixou em Cuba lucros de aproximadamente US$ 1,804 bilhão, principalmente em hospedagem e gastronomia, de acordo com dados oficiais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.