Chileno com três mandados de prisão em casa é preso no Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2014 20h37

Rio de Janeiro, 27 jun (EFE).- A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira o chileno Carlos Rodolfo Rodríguez Toro, que tem três ordens de detenção contra ele por furto e violação de domicílio.

O chileno foi surpreendido quando tentava praticar um furto em uma loja de equipamentos eletrônicos em um centro comercial de Brasília, segundo a Polícia Federal.

“Seria uma detenção normal, mas, por se tratar de um estrangeiro, consultamos os antecedentes criminais e constatamos que tinha três ordens de prisão expedidas no Chile, ou seja, estava foragido”, afirmou em entrevista coletiva o representante da Interpol no Brasil, Luiz Eduardo Navalhas, que é delegado da Polícia Federal.

Segundo Navalhas, o chileno será processado no Brasil pela tentativa de furto e, caso seja condenado, terá que cumprir a pena no país antes de uma possível extradição, que depende do pedido do governo chileno.

O representante da Interpol explicou que a condição de foragido de Rodríguez Toro foi confirmada pelos policiais chilenos que estão no Brasil para cooperar com a segurança durante o Mundial, que começou em 12 de junho.

“Como estamos com policiais de todo o mundo aqui, a troca de informações é mais dinâmica, e isso nos ajudou bastante. A Copa está ajudando na detenção de foragidos no país”, comentou Navalhas, ao lembrar que traficantes procurados na Argentina e no México também foram detidos.

A Polícia Federal deteve ontem o suposto narcotraficante argentino David Julio Ricardo Gil, de 48 anos, procurado pela justiça de seu país desde 2010.

Ele é acusado de tráfico internacional de drogas, foi identificado e detido em Itaparica, cidade próxima de Salvador, onde morava há alguns meses com uma brasileira.

O estrangeiro estava foragido da justiça argentina desde 2010, quando foi descoberto um laboratório de refino de cocaína em sua casa, segundo a PF.

Em 16 de junho foi detido o mexicano José Díaz Barajas, procurado nos Estados Unidos por narcotráfico e que pretendia assistir a uma das partidas da Copa em Fortaleza. O traficante, de 49 anos, que tem um mandado de detenção pelo envio de metanfetaminas de Guadalajara para os Estados Unidos, foi detido quando tentava embarcar no Rio de Janeiro em um voo para Fortaleza. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.