China lembra aniversário do Grande Timoneiro com uma viagem em trem maoísta
Pequim, 26 dez (EFE).- A China comemora nesta sexta-feira o 121º aniversário de nascimento de Mao Tsé-tung, o fundador da República Popular, com um trem temático que é um culto a sua personalidade e que tem como destino a província de Hunan, onde nasceu o Grande Timoneiro.
O comboio, batizado com o mesmo nome do líder chinês (1893-1976), partiu de Pequim na noite de quinta-feira e deve chegar hoje a Changsha, capital de Hunan, informou a agência estatal “Xinhua”.
Os elementos decorativos do trem, em que se destaca um retrato de Mao na parte dianteira da locomotiva, trazem ecos da Revolução Cultural (1966-76), quando começou o culto à personalidade do líder chinês.
O trem está inspirado em uma locomotiva a vapor que, em homenagem a Mao, foi inaugurada em 1946, antes inclusive da fundação do regime comunista, e que foi usada para transportar o exército de Libertação Popular em tempos de guerra.
Em 1978 a máquina a vapor foi substituída por uma a diesel, e a atual locomotiva, que é elétrica, alcança velocidade máxima de até 160 km/h.
Os passageiros poderão desfrutar da experiência a bordo de um trem temático durante o resto do ano, embora não se saiba quantos trens deste tipo estarão disponíveis.
O trajeto de 1.593 quilômetros será percorrido em 16 horas e 17 minutos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.