China não é fonte de incerteza em economia mundial, diz primeiro-ministro

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2015 10h19

Pequim, 9 set (EFE).- O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, garantiu nesta quarta-feira que atualmente seu país não é uma fonte de incerteza para a economia mundial.

Li, que participa do Fórum Econômico Mundial na cidade chinesa de Dalian, insistiu que a China continua sendo um dos motores do crescimento econômico mundial.

Neste sentido, o líder recalcou que a economia chinesa avança na “direção positiva”, já que seu crescimento se mantém na categoria adequada.

Durante o primeiro semestre do ano, o Produto Interno Bruto cresceu a um ritmo de 7%, justo o objetivo marcado pelo governo para o conjunto deste ano.

Além disso, Li Keqiang garantiu que a China não tem intenção de promover suas exportações por meio de novas desvalorizações do iuane.

“A China não está disposta que haja uma guerra de divisas”, afirmou o chefe do governo, que recalcou que o objetivo é que a divisa chinesa se mantenha estável dentro de um nível de equilíbrio.

O governo chinês desvalorizou sua moeda em 11 de agosto, após mais de um ano de progressiva apreciação nos mercados internacionais de divisas, e o primeiro-ministro insistiu hoje que essa desvalorização, de cerca de 2%, foi “muito pequena”.

Li também considerou que a dívida do governo central está “em um nível relativamente baixo”, para 20% do PIB do país, por isso que “as preocupações pelos riscos do endividamento governamental são desnecessárias”.

O primeiro-ministro, que fará um discurso formal perante o Fórum amanhã, quinta-feira, participou hoje em uma sessão de perguntas e respostas com alguns dirigentes empresariais presentes, em uma edição que está marcada pela incerteza sobre a economia do gigante asiático. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.