Chuvas deixam em alerta cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2014 22h56

São Paulo, 27 jun (EFE).- Mais de 4,6 mil pessoas foram evacuadas no Rio Grande do Sul em consequências das persistentes chuvas que caem na região, enquanto em Santa Catarina a ruptura de uma represa mantém às autoridades em alerta.

Um total de 52 municípios se viram afetados pelas precipitações dos últimos dias, a maioria na região norte e nordeste do estado, segundo um balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Os prefeitos de três cidades – Vicente Dutra, Barão do Cotegipe e Erval Grande – solicitaram o estado de emergência a fim de agilizar a captação de recursos para auxiliar as famílias atingidas.

Em apenas dois dias, as regiões do norte e noroeste do estado registraram mais chuvas que as previstas para todo o mês de junho, o que provocou inundações em vários municípios.

A previsão é que as chuvas continuem de maneira intensa durante o fim de semana e a atenção de autoridades e moradores está centrada no aumento do nível do rio Uruguai.

Em Santa Catarina pelo menos 23 municípios se viram afetados pelas precipitações e a cidade de Arvoredo se encontra em alerta depois da ruptura de uma represa de médio porte situada a 56 quilômetros do município.

De acordo com a prefeitura de Arvoredo, pelo menos 30 famílias foram desalojadas na cidade perante o risco de inundações, já que a represa se encontra sobre o rio Irani, um dos afluentes do Uruguai.

Segundo a Polícia Rodoviária de Santa Catarina, pelo menos 13 estradas têm trechos interceptados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.