Cidade síria é alvo de novos bombardeios após fracasso de negociações

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2015 06h37
  • BlueSky

Cairo, 29 ago (EFE).- As forças do regime sírio retomaram neste sábado os bombardeios contra Al Zabadani, após o fracasso das negociações com os rebeldes islamitas para resolver os pontos pendentes sobre essa área e outras duas cidades da província de Idlib.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou hoje que continuaram também os intensos enfrentamentos entre o exército sírio, respaldado pelo grupo xiita libanês Hezbollah, por um lado, e as facções rebeldes, entre elas a Frente al Nusra, a filial da Al Qaeda na Síria, pelo outro.

Ao mesmo tempo, os insurgentes lançaram dezenas de projéteis contra as cidades de maioria xiita de Fua e Kefraya, situadas em Idlib.

Na quinta-feira passada o regime e os rebeldes tinham pactuado um cessar-fogo, que expirava amanhã, domingo, com a intenção de alcançar um acordo para pôr fim às hostilidades.

Segundo o Observatório, as negociações entre ambos lados fracassaram em encontrar soluções a vários pontos pendentes em relação a Al Zabadani, Fua e Kefraya.

O diálogo girava em torno de uma retirada segura dos insurgentes das cidades de Al Zabadani e Madaya, em troca da libertação de cerca de mil civis de Fua e Kefraya, de população xiita, e assediada pela Frente al Nusra.

Além disso, as negociações também incluíam o envio de ajuda alimentícia e médica a Al Zabadani, Madaya, Kefraya e Fua, além da evacuação dos feridos.

Al Zabadani é uma estratégica área da periferia de Damasco, próxima à fronteira com o Líbano, que é palco desde o dia 4 de julho de uma ofensiva das forças governamentais, apoiadas pelo grupo xiita libanês Hezbollah, que tentam expulsar os rebeldes.

A Síria é há mais de quatro anos cenário de um conflito que causou mais de 240.000 mortes, segundo o Observatório. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.