CIDH pede investigação sobre decapitação de blogueiro de MG

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 19h44

Washington, 21 mai (EFE).- A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu nesta quinta-feira que as autoridades brasileiras investiguem o possível vínculo entre a decapitação de Evany José Metzker e seu trabalho como jornalista.

A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH expressou sua preocupação com o assassinato e solicitou que o governo “investigue, julgue e condene” os responsáveis pelo crime.

Metzker, dono do blog de jornalismo investigativo Coruja do Vale, foi encontrado morto na última segunda-feira, na zona rural de Padre Paraíso, em Minas Gerais, decapitado e com as mãos amarradas.

“Para a Relatoria Especial é fundamental que o governo analise a hipótese que estabelece que a causa deste crime está vinculada com o exercício da liberdade de expressão e, por sua vez, identifique, processe e puna os responsáveis, adotando medidas de reparação justas para os familiares da vítima”, explica em comunicado a CIDH, organismo autônomo da Organização dos Estados Americanos.

A Polícia Civil de Minas Gerais trabalha com duas linhas de investigação. Além da possibilidade de Metzker ter sido assassinado por seu trabalho como jornalista, os investigadores consideram também a hipótese de um crime passional.

Metzker vivia na cidade de Medina e estava há 90 dias em Padre Paraíso para realizar uma nova reportagem. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.