Jovem Pan
Publicidade

Cientistas acham vínculo entre infecções virais comuns e síndrome de Sjogren

Sydney (Austrália), 17 out (EFE).- Cientistas australianos descobriram um vínculo entre as infecções virais comuns e a síndrome de Sjogren, a segunda doença autoimune mais comum e que afeta 3% da população, principalmente mulheres, informou nesta sexta-feira (data local) a imprensa local.

Publicidade
Publicidade

Os pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental e do Instituto Lions Eye se deram conta que a infecção crônica citomegalovirus (CMV) pode desencadear a síndrome de Sjogren, uma doença que afeta as glândulas que produzem umidade no corpo e provoca sequidão nos olhos e na boca.

A CMV, que pertence à família dos herpesvírus, provoca sintomas similares à gripe nas pessoas saudáveis, mas, nas pessoas com problemas imunológicos, pode causar doenças graves.

Cerca de 80% da população dos países desenvolvidos está afetada pela CMV, o que pode desencadear a autoimunidade.

“O que descobrimos é que uma infecção viral comum pode realmente provocar uma doença autoimune”, disse a pesquisadora Mariapia Degli-Esposti, que espera poder extrapolar estes resultados com outras afetações como o diabetes e a artrites reumatoide.

“De fato, poderíamos estar abordando um conceito geral e esperamos que alguns dos mecanismos que identificamos sejam similares em outras condições autoimunes”, acrescentou Degli-Esposti à emissora “ABC”.

Segundo a pesquisadora, a predisposição genética também exerce um papel importante no desenvolvimento de uma doença autoimune.

“Uma das coisas que é importante entender é que a infecção viral comum na maioria das pessoas pode ser completamente inócua, mas, se existe o adequado contexto genético, o vírus pode se transformar em um detonante da autoimunidade”, concluiu. EFE

Publicidade
Publicidade