Coalizão diz aos houthis que ataques se manterão caso haja violação da trégua

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h07

Riad, 13 mai (EFE).- O porta-voz da coalizão liderada por Riad, Ahmed al Asiri, advertiu aos rebeldes houthis que prosseguirão com seus bombardeios aéreos no Iêmen caso seja registrada qualquer violação do cessar-fogo.

Em comunicado publicado nesta quarta-feira pelos meios sauditas, Al Asiri também se referiu à tentativa de um navio do Irã, país aliado dos houthis, de romper com o bloqueio marítimo imposto aos portos iemenitas.

“A coalizão não permitirá a nenhuma embarcação chegar ao Iêmen sem que se coordene com a aliança”, disse o porta-voz, que acrescentou que o Irã pode levar sua ajuda ao Iêmen em coordenação com a ONU.

Com relação a isso, o Pentágono pediu ontem ao Irã que, se quer distribuir ajuda humanitária no Iêmen, faça sem que suas embarcações atraquem em portos desse país e se dirija ao centro de distribuição da ONU no vizinho Djibuti.

A trégua humanitária no Iêmen entrou em vigor às 23h local de ontem (17h em Brasília), mas já ocorreram alguns incidentes violentos isolados.

Os grupos rivais no Iêmen livraram nas últimas horas combates em várias zonas do país e os rebeldes houthis acusaram a coalizão de efetuar novos bombardeios nas províncias sulinas de Abien, Al Haja e Lahesh.

O objetivo da trégua é que entre no país a necessária ajuda humanitária, porque as sete semanas de bombardeios da coalizão e de contínuos combates deixaram o país em uma situação desesperada.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.