Colégios eleitorais abrem para eleições regionais na França

  • Por Agencia EFE
  • 22/03/2015 04h51

Paris, 22 mar (EFE).- Os colégios eleitorais da França abriram suas portas às 8h deste domingo (local, 4h em Brasília) para o primeiro turno das eleições departamentais, em que estão chamados a votar 44,6 milhões de cidadãos.

A maioria dos centros de votação fecharão sua portas às 18h, exceto os de algumas grandes cidades como Toulouse, que encerrarão às 20h.

As circunscrições onde nenhum candidato superar os 50% dos votos realizarão um segundo turno no domingo, 29 de março.

Para esta primeira votação, as pesquisas indicam uma inédita vitória da ultradireitista Frente Nacional (FN), liderada por Marine le Pen em um contexto de forte abstenção, próxima aos 56%.

A FN alcançaria cerca de 28% dos votos, seguido de perto pela aliança entre os centristas da União de Democratas e Independentes (UDI) e os conservadores da União por um Movimento Popular (UMP), dirigida pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy.

O Partido Socialista (PS), do presidente François Hollande, seria o grande derrotado, ao conquistar somente 26% dos votos.

Quando houver estimativas de comparecimento o primeiro-ministro, Manuel Valls, fará uma declaração sobre os resultados parciais.

Os franceses escolherão nas urnas os 2.054 conselheiros que por seis anos serão responsáveis por dirigir os 101 departamentos franceses, exceto pelas circunscrições da região parisiense, Lyon e as Guiana e Martinica, onde não haverá eleição.

As competências desses conselheiros se limitam principalmente a assuntos como a proteção da infância e a atribuição de certas ajudas sociais; a gestão de algumas estradas, equipamentos escolares, bibliotecas e arquivos; e parte da administração turística. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.