Com apenas 2 votos de vantagem, Netanyahu consegue aprovação de novo governo

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 19h02
  • BlueSky

Jerusalém, 14 mai (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conseguiu nesta quinta-feira no parlamento (Knesset) a aprovação de seu novo governo por 61 votos a favor e 59 contra, após quase dois meses de árduas negociações desde a realização das eleições.

Em uma tumultuada cerimônia, com repetidas interrupções e protestos da oposição, Netanyahu apresentou os membros de seu próximo gabinete, que finalmente será composto por 20 pastas, o que obrigou a modificar a Lei Básica do país para ampliar o número de ministérios e satisfazer assim as exigências de seus parceiros de coalizão.

A sessão de posse pôs fim a seis semanas de negociações, para as quais Netanyahu necessitou de uma ampliação concedida pelo presidente do país, Reuven Rivlin.

Neste período debateu com as diferentes forças que conseguiram representação parlamentar no pleito e atraiu para sua coalizão os partidos ultraortodoxos Judaísmo Unido da Torá e Shas, o de centro-direita Kulanu e o ultranacionalista Lar Judaico.

Para o final Netanyahu deixou a atribuição dos títulos a seus deputados, o que lhe causou inconvenientes de última hora que obrigaram a adiar a cerimônia no último momento. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.