Combates com soldados curdos no norte do Iraque matam 18 jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h02

Mossul (Iraque), 8 mai (EFE).- Pelo menos 18 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), entre eles um importante dirigente, morreram nesta sexta-feira em combates com tropas curdas “peshmergas” na província setentrional iraquiano de Ninawa.

O porta-voz da União Patriótica do Curdistão (UPK) do Iraque, Gayaz Al Surshi, explicou à Agência Efe que a luta ocorre nas áreas de Brushki e no bairro dos Mártires, no centro da cidade de Senyar, cerca de 120 quilômetros ao oeste de Mossul, capital de Ninawa.

Os enfrentamentos, que explodiram quando os jihadistas começaram seus ataques nesta madrugada contra posições defensivas curdas, se prolongaram até a manhã de hoje.

Dezenas de jihadistas e dois soldados curdos ficaram feridos nos choques.

A aviação de combate da coalizão internacional apoiou os peshmergas e bombardeou seis posições do EI na cidade de Sinjar.

Por outro lado, Al Surshi revelou que entre os combatentes mortos do EI está o responsável militar e de segurança dessa organização terrorista em Sinjar, identificado como Abu Ibrahim, e cujo corpo está em mãos dos peshmergas.

O EI tomou o controle de Mossul, a segunda cidade do Iraque, assim como de várias regiões do norte desse país e da vizinha Síria, onde proclamou um califado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.