Combates em Donetsk causam morte de 5 soldados ucranianos

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 05h22

Kiev, 4 jun (EFE).- Cinco soldados ucranianos morreram e outros 39 ficaram feridos nos combates de segunda-feira entre as forças governamentais e as milícias separatistas pró-Rússia, informou nesta quinta-feira o conselheiro da presidência da Ucrânia, Yuri Biryukov.

As autoridades ucranianas acusaram as forças separatistas de lançar durante a madrugada de ontem uma ofensiva em grande escala contra Marinka e Krasnogorovka, localidades situadas a menos de 20 quilômetros de Donetsk, o principal reduto dos insurgentes.

Na manhã de hoje, tanto as duas localidades citadas como a própria cidade de Donetsk vivem uma tensa calma, sem combates desde a meia-noite.

O comando militar ucraniano denunciou novas violações do cessar-fogo em outras áreas da linha de separação entre as partes.

Os combates de segunda-feira foram os maiores desde que as tropas ucranianas deixaram em meados de fevereiro a estratégica cidade de Debaltsevo, dias depois da entrada em vigor da trégua assinada em Minsk, a capital de Belarus, com mediação de Rússia, França e Alemanha.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, acusou a Rússia de instigar os rebeldes de Donetsk a lançarem uma nova ofensiva após a nova rodada de negociações de paz realizada na terça-feira em Minsk. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.