Combates no sudoeste da Colômbia deixam 5 soldados mortos e 7 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 19/12/2014 14h28
  • BlueSky

Bogotá, 19 dez (EFE).- Um enfrentamento entre militares colombianos e guerrilheiros, aparentemente pertencentes às Farc, deixou cinco soldados mortos, sete feridos e um desaparecido em uma zona rural do município de Santander de Quilichao, no departamento do Cauca (sudoeste).

“Houve uma emboscada onde cinco soldados morreram na vereda de San Pedro no município de Santander de Quilichao” confirmou nesta sexta-feira o secretário de governo do Cauca, Amarildo Correa.

Este enfrentamento aconteceu às vésperas da entrada em vigor de um cessar-fogo unilateral indefinido anunciado pelas Farc na quarta-feira em Havana, no fechamento do último ciclo do ano das negociações de paz com o governo.

Correa acrescentou que ainda não se sabem detalhes, “mas temos ratificação que cinco soldados perderam a vida e que os combates na área continuam”, disse.

Os sete soldados feridos foram transferidos para centros assistenciais de Cali, no departamento de Valle del Cauca.

A Defensoria Pública também confirmou o enfrentamento entre membros do Batalhão Pichincha e a guerrilha.

As autoridades anteciparam uma operação militar no norte do Cauca, onde o exército está recuperando o controle.

Estes fatos se somam à ativação de uma carga explosiva na Via Pan-americana, que liga Popayán com Cali, situação que já foi superada segundo o relatório entregue pelas autoridades militares.

“A Defensoria Pública no Cauca, e o Sistema de Alarmes Antecipados adscrito a essa regional, realizam um monitoração permanente da situação de direitos humanos no departamento, onde nas últimas horas foram registrados vários incidentes que põem à população em risco”, acrescentou a informação.

As autoridades informaram também de um ataque de guerrilheiros das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN) contra a delegacia de polícia do município de Convención no departamento do Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

Os guerrilheiros dispararam rajadas de fuzil e lançaram artefatos explosivos contra a estrutura policial, deixando pelo menos um soldado ferido, transferido ao hospital de Ocaña. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.