Começa no Texas julgamento pelo assassinato de “Sniper Americano”

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 15h32
  • BlueSky

Stephenville (EUA), 11 fev (EFE).- O julgamento do ex-militar Eddie Routh, acusado pelo assassinato do franco-atirador Chris Kyle, começou hoje em um tribunal do Texas, enquanto o filme “Sniper Americano”, que conta a história da vítima, arrasa nos cinemas do mundo todo.

Routh pode ser condenado à prisão perpétua pelo homicídio de Kyle e de Chade Littlefield, em 2 de fevereiro de 2013 em um rancho dos arredores de Stephenville, a mesma cidade onde acontece o julgamento.

O sucesso do filme dirigido por Clint Eastwood, que bateu todos os recordes de arrecadação desde sua estreia em janeiro e foi indicado a seis Oscar, fez surgirem dúvidas sobre as plenas garantias processuais para Routh, já que muitos o consideram culpado pelo assassinato do “herói” Kyle.

A expectativa gerada pelo julgamento foi tamanha que hoje uma centena de jornalistas aguardavam o começo da primeira audiência no Tribunal do Distrito do condado de Erath.

Para hoje a defesa e a acusação apresentarão seus casos na abertura, e está previsto também o testemunho da viúva de Kyle.

Os advogados alegarão em defesa de Routh os transtornos psicológicos que o ex-fuzileiro naval sofre desde seu retorno do Iraque.

Kyle serviu na Guerra do Iraque na “Navy Seal”, unidade de elite da marinha americana, e é reconhecido como o franco-atirador mais letal da história do país, com 160 mortes confirmadas.

A insurgência iraquiana o apelidou de “o diabo de Ramadi”, em referência a uma das cidades em que ele combateu, e chegou a oferecer uma recompensa por sua cabeça. EFE

at/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.