Comissão Europeia dobra previsão de crescimento para Espanha em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 10h43

Bruxelas, 25 fev (EFE).- A Comissão Europeia dobrou hoje suas previsões de crescimento da economia espanhola para 2014 e projetou um aumento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o desemprego se reduzirá até 25,7%.

O Executivo comunitário considerou que a recuperação da Espanha “se fortalecerá nos próximos trimestres” graças ao aumento da confiança e a “certa” melhora nas condições de financiamento, embora advertiu que o alto nível de dívida e de desemprego “pesa” ainda no crescimento.

A Comissão Europeia alertou ainda para o “risco” que significaria para a Espanha “uma desaceleração maior do que a esperada nas economias emergentes e, em particular, na América do Sul”, em função da “significativa” exposição dos bancos espanhóis a estes países.

A comissão assinalou que a economia espanhola começou a levantar voo no último trimestre de 2013 -ano para o qual suavizou a queda do PIB em um décimo, para 1,2%- e que a decolagem “se consolidará durante o presente ano, para “ganhar algum impulso adicional em 2015”.

O Executivo europeu mantém que a economia espanhola crescerá 1,7% em 2015, ao mesmo tempo em que prevê uma redução do crescimento das exportações, que nos meses anteriores foram o principal impulso para a economia do país.

O crescimento será favorecido pela demanda interna, que deverá “ganhar impulso” nos próximos trimestres, enquanto as exportações se manterão em um patamar positivo, dando lugar a uma “composição de crescimento mais equilibrada”.

Em relação ao desemprego, após o índice chegar no primeiro trimestre de 2013 a um máximo de 27,2% da população ativa, a comissão considera que a destruição de emprego está chegando ao fundo do poço e que o emprego começará a aumentar em 2014.

Para este ano o Executivo europeu prevê que o indicador se situará em 25,7% e em 2015 em 24,6%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.