Comunidade Europeia vê progresso em negociações com Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2015 09h59

Bruxelas, 10 ago (EFE).- A Comissão Europeia (CE) confirmou hoje que houve “progressos” nas negociações entre as instituições e Grécia para definir um terceiro resgate ao país, e afirmou que espera mais avanços nas próximas horas.

“As instituições estão trabalhando lado a lado com as autoridades gregas, certamente fizeram progressos e esperamos mais progressos ao longo do dia, e que estas conversas continuem resolvendo as questões pendentes”, explicou a porta-voz comunitária Annika Breidthardt.

Ela lembrou que a CE mantém o desejo de alcançar um acordo antes de 20 de agosto, data em que a Grécia deve pagar uma parcela de 3,4 bilhões de euros (R$ 13 bilhões) ao Banco Central Europeu (BCE).

“O que o presidente (da CE, Jean-Claude) Juncker disse na semana passada em entrevista continua a valer: que um acordo pode ser alcançado no mês de agosto, preferencialmente antes de 20 de agosto, e não há nada novo nisto por nossa parte”, disse a porta-voz.

Breidthardt assinalou que a Comissão, junto com as equipes do BCE, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Mecanismo Europeu de Resgate (MEE), estão “trabalhando noite e dia, e estiveram trabalhando durante o fim de semana para finalizar o texto do memorando de entendimento” com Atenas.

Além disso, o quarteto e o governo liderado por Alexis Tsipras negociam “uma lista adicional de ações prioritárias que as autoridades gregas possam aprovar em breve”, acrescentou a porta-voz da Comissão.

Fontes da UE indicaram que, em todo caso, a decisão final de dar sinal verde ou não ao terceiro resgate está principalmente nas mãos dos membros da zona do euro, e assinalaram que ainda não se sabe se o Eurogrupo manterá um encontro presencial no final de semana ou uma teleconferência para discutir o assunto.

“Ainda não estamos nesse ponto”, indicaram as fontes.

O governo alemão mostrou hoje sua preferência por que se defina o “conteúdo” do acordo em vez de pela rapidez, enquanto o governo grego mostrou seu desejo de chegar a um consenso o mais tardar nesta terça-feira.

Deste modo, o parlamento grego poderia aprovar as novas ações prioritárias exigidas por seus sócios da Grécia para o futuro resgate, estimado em 86 bilhões de euros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.