Consumo de adoçantes poderia causar diabetes e obesidade

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2014 12h55

O estudo liga consumo de adoçantes a risco de desenvolver diabetes e obesidade, mas especialistas dizem que ainda é cedo para conclusão definitiva. O pesquisa divulgada pela revista “Nature” revela que o uso de adoçante pode causar intolerância à glicose, quando não há produção suficiente de insulina.

O estudo foi realizado tanto com ratos quanto com humanos e o resultado mostrou algumas alterações na flora intestinal e também sobrepeso. A diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, Cintia Cercato, diz a Anderson Costa que é cedo para apontar que adoçantes fazem mal.

*Ouça os detalhes no áudio

A médica acrescenta que este não foi o primeiro estudo que levantou dúvida sobre os adoçantes, mas lembra que os anteriores não foram concluídos. O chefe da Endocrinologia do Hospital Edmundo Vasconcelos, Vivian Stefan, diz que adoçantes devem ser usados apenas por quem tem restrições ao açúcar.

A endocrinologista lembra que a pesquisa avaliou de forma semelhante todos os tipos de adoçantes à base de sacarina, aspartame ou sucralose. Vivian Stefan ressaltou que ainda não há consenso sobre possíveis malefícios provocados pelo consumo das substâncias.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.