Coréia do Norte confirma sucesso de lançamento de míssil de médio alcance

  • Por Agência EFE
  • 21/05/2017 20h26
Agência EFE Mísseis da Coreia do Norte - EFE

A Coreia do Norte afirmou neste domingo (21) que o lançamento de um míssil de médio alcance realizado ontem, o segundo em menos de uma semana, foi um sucesso.

A agência estatal “KCNA” informou que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, estava presente no lançamento do novo míssil Pukguksong-2.

Foi o segundo teste similar realizado em menos de uma semana. No último dia 15, Pyongyang lançou o Hwasong 12, um novo míssil de médio alcance que foi avaliado como um avanço importante na corrida armamentista do regime norte-coreano.

Segundo a “KCNA”, Kim Jong-un aprovou o lançamento do Pukguksong-2 e o classificou como uma “exitosa arma estratégica”. O míssil é um projétil de médio alcance que foi testado pela primeira vez pela Coreia do Norte em 12 de fevereiro.

A Coreia do Norte disparou o míssil em direção ao leste de um ponto próximo a Pukchang, na província de Pyongan Sul, às 16h59 locais (4h59 em Brasília), segundo a Coreia do Sul.

O míssil atingiu uma altitude máxima de 560 quilômetros e percorreu uma distância de 500 quilômetros, de acordo com Seul.

Foi o oitavo teste de mísseis realizado pelo regime de Pyongyang neste ano e o segundo desde que o novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, assumiu o cargo.

Os especialistas consideram que os últimos testes pressionam o novo governo de Seul, que prometeu melhorar as relações com Pyongyang mantendo ao mesmo tempo o mecanismo de sanções.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.