Coreia do Norte lança mais 16 mísseis ao mar pelo segundo dia consecutivo
Seul, 23 mar (EFE).- A Coreia do Norte lançou neste domingo 16 mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão a partir da costa oriental, um dia depois de disparar outros 30 projéteis do mesmo tipo, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Os mísseis foram lançados a uma distância de 60 quilômetros entre 00h52 e 02h31 (local, 13h52 e 13.31 de Brasília), no sexto teste deste tipo realizado pelo regime norte-coreano nas últimas quatro semanas.
Estes testes de mísseis são considerados um protesto pelas manobras que Coreia do Sul e EUA realizam no sul da península até o próximo dia 18 e que Pyongyang denuncia ser um teste para invadir seu território.
Na manhã de sábado, a Coreia do Norte lançou 30 mísseis entre 04h e 06h (local, 19h e 21 de Brasília) desde a área litorânea da cidade de Wonsan (150 quilômetros a oeste de Pyongyang), seis dias após a Coreia do Norte disparar outros 25 mísseis do mesmo litoral.
O exército norte-coreano “mantém sua vigilância diante de lançamentos adicionais”, assinalou em comunicado o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.
Seul acredita que os mísseis correspondem ao projeto soviético FROG (acrônimo que a Otan usou para designar a série de projéteis de curto alcance), empregados pelo exército norte-coreano desde a década de 60.
O exercício conjunto Foal Eagle que Seul e Washington realizam anualmente em território sul-coreano conta nesta edição com a participação de 7.500 militares americanos.
Os EUA mantêm permanentemente 28,5 mil militares na Coreia do Sul e se comprometeram a defender seu aliado desde a Guerra da Coreia (1950-53), que deixou as duas Coreias tecnicamente rompidas ao terminar com um armistício nunca consolidado em um tratado de paz. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.