Jovem Pan
Publicidade

Coreia do Norte lança três projéteis ao mar após semanas de calma

Seul, 14 ago (EFE).- A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira três projéteis de curto alcance ao mar após duas semanas de relativa calma, informou hoje o Ministério da Defesa de Seul, em uma ação que coincidiu com a chegada do papa Francisco à Coreia do Sul.

Publicidade
Publicidade

O regime comunista de Kim Jong-un realizou os lançamentos entre as 9h30 e 9h55 (local, 22h30 – 22h55 em Brasília) ao Mar do Leste (Mar do Japão) desde a província de Wonsan, no sudeste do país, indicou à Agencia Efe um porta-voz do Ministério.

O porta-voz especificou que os projéteis percorreram 220 quilômetros antes de cair ao mar.

Os lançamentos aconteceram minutos antes da aterrissagem em Seul, às 10h15 do papa Francisco, que iniciou hoje uma visita de cinco dias à Coreia do Sul, na qual espera-se que faça menção ao conflito e as tensões entre as duas Coreias.

Após a ação norte-coreana as Forças Armadas da Coreia do Sul “mantêm uma alta vigilância diante da possibilidade de novos lançamentos” e “reforçaram sua postura de defesa militar”, afirmou o porta-voz do Ministério.

Os disparos de projéteis realizados hoje pelo Exército Popular da Coreia do Norte são os primeiros desde 30 de julho.

Mês passado o país comunista realizou constantes provas de projéteis e mísseis guiados e de curto alcance, em uma etapa de tensão na qual Seul e Washington rebateram com manobras militares em águas sul-coreanas.

Antes do lançamento dos projéteis, a Coreia do Norte pediu hoje que a Coreia do Sul através da imprensa estatal cancele seu próximo exercício militar com os Estados Unidos, que começará semana que vem, e a eliminar as duras restrições sobre os contatos bilaterais impostas por Seul.

Os dois lados da península coreana continuam tecnicamente enfrentadas desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício nunca substituído até hoje por um tratado de paz definitivo.

Como herança do conflito os EUA ainda mantém no Sul 28.500 militares para defender seu aliado. EFE

Publicidade
Publicidade